DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE SEXUAL (I)
- cecilialeitecosta
- 16 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jan. de 2022
Postulados
Nesse ensaio desenvolverei as primeiras considerações sobre a teoria de Identidade Sexual (IS). Essa teoria, somada à Teoria da Programação Cenestésica (TPC) e as técnicas adaptadas para o trabalho clínico com bloqueios em cada fase do desenvolvimento, foram compiladas em uma metodologia conhecida como Análise Psicodramática. Para efeitos didáticos, me referirei à ao corpo metodológico de Dias, V.S., pela sigla AP.
A evolução da Identidade Sexual é uma etapa inserida em uma metodologia mais ampla. Sua plausibilidade exigem\ algumas palavras sobre as premissas assumidas por Dias, na TCP. Trata-se de uma teoria do desenvolvimento humano que será apresentada, paulatinamente, a partir do tema da evolução da Identidade Sexual. Por ora, é importante dizer que a evolução da Identidade Sexual parte de uma tese forte e algumas secundárias, deduzidas das primeira. Se fizermos uma analogia com uma árvore, ela tem uma Tese Tronco e algumas ramificações. Nesse ensaio exploraremos as premissas da Tese Tronco.
A Tese Tronco assume duas premissas:
1 - A primeira afirma que Sexualidade e Identidade Sexual são dois conceitos intrinsecamente ligados, mas de naturezas distintas. 1.1 - A Sexualidade é geneticamente determinada pela espécie. Isso quer dizer que é disparada numa determinada fase do desenvolvimento e regida pelos hormônios sexuais em um tempo de amadurecimento previsto pela espécie. 1.3 - A Identidade Sexual é o canal psicológico por meio do qual a sexualidade é escoada. Ela será o produto da combinação singular entre a introjeção dos modelos masculinos e femininos na infância (dos pais e pessoas das redes mais próximas), na puberdade e adolescência e da interação com os padrões sócio-culturais (estéticos e morais) na comunidade ao qual pertence.
2) A segunda premissa postula que as energias feminina e masculina, tanto em homens quanto em mulheres, se constituem como agressividade ou assertividade (energia masculina) e intuição ou sensibilidade (energia feminina). Essas duas energias estão presentes em todos os seres humanos e, na fase da emergência dos hormônios sexuais, serão canalizadas na energia sexual.




Comentários